As Salinas de Praia Seca

_DDD5646

O início do povoamento de Praia Seca se confunde com a chegada dos portugueses vindo de Aveiro e Figueira da Foz para se estabelecer aqui e iniciar a formação das primeiras salinas, dando início à produção de sal que por muitos anos foi responsável pelo crescimento da economia desse Distrito de Araruama.

salina 2Dezenas de famílias que depois de montarem seus negócios seja na produção, seja na comercialização do sal, trouxeram seus parentes e amigos para que juntos prosperassem no Brasil.

Durante muitos anos o acesso à Praia Seca era muito difícil e o local era frequentado pelas famílias de salineiros, pescadores e uma ou outra casa de veraneio, na maioria das vezes de Araruamenses.

A especulação imobiliária crescente na Região dos Lagos e o asfaltamento do trecho da RJ-102, que liga a Rodovia Amaral Peixoto, passa por Praia Seca e segue até o município de Arraial do Cabo, nos anos 90 trouxe uma leva de veranistas vindos de várias parte do Estado do Rio de Janeiro, principalmente, da cidade do Rio de Janeiro, Niterói e dos municípios da Baixada Fluminense.

Hoje a população fixa de Praia Seca deve estar em torno de 6 mil pessoas, mas por fazer parte do Parque Estadual Costa do Sol mantém ainda intacta e sem urbanização as suas praias oceânicas e todas as praias lacustres.

Esse é o grande patrimônio de Praia Seca: a sua restinga praticamente intacta com praias de areias brancas e finas, com uma densidade demográfica baixa proporcionando uma série de atividades de lazer como a pescaria, o banho nas suas água frias nas praias oceânicas e quentes e rasas nas suas praias de lagoa.

Isso e muito mais aspectos tornam Praia Seca num excelente destino turístico que ainda falta ser descoberto.

_DDD5653

Visit Us On Facebook